Fale Conosco

6 sinais que podem indicar problemas do coração

Fique atento para alguns sinais que podem indicar problemas no coração!

Sintomas clássicos como dor no peito e falta de ar são importantes indicativos das condições de saúde para serem notados. No entanto, os problemas no coração podem se manifestar de outras formas, que provavelmente você ainda não conhece.

E é por isso que nós, do Santa Júlia, elaboramos este artigo. Agora você vai aprender a identificar e tirar as suas dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura.

*Atenção: este conteúdo é meramente informativo e não substitui uma consulta médica.

Você pode se interessar por:

Motivos para ir ao neurologista e se precaver

6 sinais de problemas no coração

Quando algo não vai bem com a saúde, o corpo fala. E é muito importante estar atento aos sinais e saber identificá-los. Os problemas no coração podem não se manifestar das maneiras mais conhecidas, como as dores no peito, por exemplo. Por isso acompanhe quais outros sintomas merecem a sua atenção.

1. Fadiga intensa

É comum que isso ocorra quando o coração está dilatado ou fraco. Com isso o sangue não é bombeado de forma eficiente para o resto do corpo.

Doenças cardiovasculares como arritmias e hipotensão arterial são manifestadas desta forma. Com a fadiga e cansaço extremo geralmente vem com outros sintomas, como falta de ar e grande desconforto físico até para as atividades mais leves.

2. Falta de apetite ou náuseas

A primeira coisa que vem à mente quando este sintoma aparece é que algo ingerido não caiu bem. Quando há problemas no coração, a falta de apetite e náuseas aparecem quando há um mau funcionamento do coração no lado direito.

Hipertensão ou alterações anatômicas aumentam o fígado e o acúmulo de líquidos tanto em volta do órgão quanto dos intestinos. Queimação e dores abdominais também podem aparecer.

3. Desmaios e perda de consciência

Se o fluxo sanguíneo para o cérebro for interrompido ou não ocorrer da maneira que se deve, tontura, desmaios e perda de consciência é como o corpo comunica que algo não está indo bem.

Doenças da válvula aórtica estão entre os problemas no coração que podem causar isso.

4. Dor no maxilar e pescoço

A obstrução das artérias é a receita para um infarto. E este é um dos problemas no coração que pode se apresentar com dor no maxilar e no pescoço, um sintoma comumente ignorado e nem associado a doenças cardiovasculares. Portanto, fique atento.

5. Inchaço

Os edemas em braços e pernas ocorrem quando o sangue não é bombeado corretamente para o corpo devido ao enfraquecimento do coração. É quando gera a retenção de líquido, o inchaço.

Pernas e pés são mais afetados por estarem nas extremidades do corpo e por sofrerem ação da gravidade. Nesta condição de insuficiência cardíaca, os inchaços nos membros sempre vem acompanhados de falta de ar em atividades físicas e também na hora de dormir.

6. Gengivas sensíveis

Os machucados na gengiva, com sangramento, ferida ou inchaço, são riscos em potencial para problemas no coração. Quando são recorrentes, podem causar inflamação das artérias, principalmente as coronárias.

Como evitar problemas no coração

fumar faz mal ao coração, pulmão e traz uma série de complicações

  • Pratique atividade física;
  • Controle o peso corporal;
  • Não exagere no sal;
  • Não consumir álcool em excesso;
  • Tenha uma alimentação equilibrada;
  • Faça os exames de rotina anualmente;
  • Não fume.

Gostou do nosso artigo? Nele, você viu que os problemas no coração nem sempre são muito óbvios e se manifestam no corpo de muitas formas. Por isso, adotar hábitos mais saudáveis e incluir o check-up anual na rotina são essenciais para ter mais saúde e qualidade de vida.