Fale Conosco

Conheça 5 mitos e verdades sobre a saúde do homem

A saúde do homem é um assunto que precisa de cuidados. Isso porque há muita desinformação, má interpretação e generalização

A saúde do homem é um assunto que precisa de cuidados. Isso porque há muita desinformação, má interpretação e generalização de casos isolados que acabam culminando em uma falsa crença que é disseminada pelas pessoas.

Dessa forma, muitos homens não vão atrás de cuidar da sua própria saúde por conta de mitos e tabus envolvidos neste assunto. Como resultado, o aparecimento de doenças como o câncer surgem em estados avançados, existindo uma baixa probabilidade de cura.

Há muita coisa falsa sobre a saúde masculina e sabendo que esse é um assunto que precisa de mais atenção para que a verdade se espalhe. Reunimos aqui algumas informações necessárias para que você se informe melhor a respeito deste tema.

O que falar sobre a saúde do homem?

Diferente das mulheres, os homens são muito resistentes quando a questão é o autocuidado. Nem todos são abertos e compreendem a importância que alguns exames possuem para a manutenção de sua saúde.

Sendo assim, acabam deixando de lado uma parte importante por conta do preconceito ou pelos mitos que envolvem esses cuidados. Um levantamento feito pelo Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo mostrou que 70% dos homens que procuraram um profissional da saúde, só o fizeram por conta da influência da mulher ou dos filhos.

O levantamento também apontou que metade desses pacientes que demoraram a ir ao médico, já chegaram com doenças que estavam em estágio avançado. Para que isso não seja mais uma atitude tão comum, resolvemos esclarecer aqui algumas dessas questões.

Quais são os mitos sobre a saúde do homem?

A falta de informação pode agregar a construção do medo e a falta de conhecimento sobre a saúde do indivíduo. Sendo assim, abordaremos alguns mitos que envolvem a saúde do homem.

1. Câncer de próstata só acomete idosos

Esse é um dos grandes mitos acerca da saúde do homem. Cerca de 35% dos casos da doença acontecem entre pessoas de 40 a 65 anos. Homens que tenham histórico familiar de câncer de próstata ou são negros devem ter mais atenção à doença.

Por isso, os exames preventivos são fundamentais a partir dos 45 anos de idade para que essa doença não se desenvolva e venha a ser tratada já em um caso muito mais grave e avançado.

A falta de informação pode agregar a construção do medo e a falta de conhecimento sobre a saúde do homem

2. O exame de toque retal dói

Muitos falam que o exame de toque dói, porém isso é mais um dos grandes mitos acerca da saúde do homem. O exame é feito sem a ajuda de nenhum instrumento, apenas o dedo do médico e o incômodo pode vir acontecer caso o paciente não fique relaxado.

Porém ele não dói. O exame é muito rápido e em 5 segundos ele acaba. Em caso do homem ter inflamação na próstata, pode acontecer também da dor ocorrer. Mas aí é por conta de uma consequência pré-existente e não propriamente por conta do exame sozinho.

3. Se o PSA deu baixo, então o exame retal não é necessário

Um mito que circula sobre o exame retal é que se o PSA está baixo, não é necessário fazê-lo. Isso é um mito porque esse exame só avalia o que não tá indo muito bem com a próstata.

Porém, para que se possa ter certeza se há um tumor ou uma inflamação, é necessário que o exame de toque aconteça. Essa é a única forma de poder chegar a um diagnóstico definitivo.

4. Ter relações sem camisinha com várias mulheres não causa nenhum risco ao pênis

O Instituto Nacional do Câncer informa que o uso do preservativo é indispensável em qualquer relação sexual que se tenha. Isso porque as chances de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis é drasticamente diminuída.

Portanto, é um mito que ter relações sem camisinha te poupe de correr riscos ou fazer com que seu órgão genital não sofra com nenhuma infecção.

5. Feridas que surgem e desaparecem do pênis são normais

Qualquer ferida que apareça e desapareça não pode ser considerada normal. O portador de sífilis começa a ter uma lesão que não causa dor na glande e, com o tempo, essa ferida internaliza e passa a não responder mais aos tratamentos ou pomadas.

Sendo assim, não significa que o homem esteja curado, mas apenas que a doença agora é interna e ele ainda corre o risco de passá-la para frente. É fundamental buscar ajuda de especialistas para avaliar e cuidar desse problema.

Como cuidar da saúde do homem?

Além dos exames de rotina, é fundamental que os homens se mantenham cientes sobre os riscos que correm e como evitar os perigos com a saúde.Além dos exames de rotina, é fundamental que os homens se mantenham cientes sobre os riscos que correm e como evitar os perigos com a saúde.

Em relação à vida sexual, é muito importante que todo tipo de relação seja feita com preservativo não só para evitar gravidez, mas principalmente para evitar doenças.

Dentre os cuidados mais necessários, todo homem precisa saber a importância do exame de próstata, pois ele previne que o câncer nessa região aconteça.

Quando descoberto precocemente, as chances de cura são muito maiores. Dentre os outros cuidados, é fundamental que o homem também faça o controle de:

  • Uma alimentação saudável;
  • Evitar fumo e álcool;
  • Procurar exercer atividades físicas para que evite outros problemas de saúde;
  • Controlar o estresse;
  • Ter uma boa noite de sono;
  • Evitar muito sal ou muito açúcar;
  • Manter todas as vacinas em dia.

Assim, é possível cuidar da saúde sem muitas complicações. Procurar se informar com o médico é fundamental para se manter instruído sobre o que fazer e como fazer. É muito importante cuidar da prevenção para que doenças mais graves não surjam.

Conclusão

Por fim, vimos um pouco sobre a saúde do homem e o quanto é importante que haja um cuidado com isso. Há muitos mitos que se propagam e fazem com que o descuido passe de gerações em gerações.

Se você deseja ter uma vida saudável e longe de problemas e doenças graves, vá ao médico, faça seus exames e se cuide. Afinal, sua vida é importante não só para você como para as pessoas ao seu redor.

Conte aqui se existe alguma dúvida que não foi respondida e compartilhe este conteúdo com mais pessoas.