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Classificação de risco: o tempo de espera de 5 níveis no hospital

Todo hospital no momento da triagem tem a classificação de risco em que o paciente se encontra.

Todo hospital no momento da triagem tem a classificação de risco em que o paciente se encontra. Ele é fundamental para separar e ordenar de maneira adequada aquele paciente que precisa de atendimento prioritário.

Dentro da classificação, há cores que determinam o tempo de espera de cada um. Dependendo do tipo de classificação que um paciente recebe, se vier outro que tenha maior emergência, ainda que o paciente anterior tenha chego primeiro, ele é atendido só depois.

Essas questões podem gerar uma certa dúvida nos pacientes e por isso elaboramos este conteúdo para explicar direitinho o que você precisa saber a respeito desse sistema.

Como é realizada a classificação de risco?

Como é realizada a classificação de risco

Você provavelmente já chegou a um hospital, se dirigiu ao balcão de atendimento, deu os seus dados, passou pela triagem e recebeu uma pulseira de acordo com os sintomas que você descreveu.

Ao esperar junto de outras pessoas, pode ter notado pulseiras ou adesivos de identificação de cores diferentes e se perguntado o motivo daquilo.

Isso é a chamada classificação de risco, um processo dinâmico que faz a avaliação de cada paciente e acaba definindo o seu grau de prioridade de atendimento médico.

A classificação de risco é muito importante dentro de todos hospitais do Brasil para que se possa ter um atendimento médico eficaz, separando aquilo que é urgente do que não é urgente.

Dessa forma, os casos mais graves ganham prioridade no atendimento não tendo relação alguma com a ordem de chegada.

O que significa as cores de identificação?

Cada cor dentro da classificação de risco tem um significado diferente. Assim, no total, são 5 cores que determinam a faixa de urgência de cada paciente.

As cores servem para separar o tempo máximo de atendimento ao paciente. A cor vermelha significa atendimento imediato sem que haja espera.

O laranja é muito urgente, assim, o paciente precisa de um atendimento muito rápido, mas sem tanta emergência quanto o primeiro. A cor amarela significa urgência e indica que o paciente precisa de uma certa prioridade mas pode aguardar um pouco.

Já o verde indica pouca urgência, o paciente deve ser atendido mas pode esperar até que o médico o chame. A cor azul diz que o paciente não é urgente e que ele pode aguardar o atendimento sem correr nenhum risco.

Cada cor tem um tempo de espera específico. A cor vermelha, como falamos, o atendimento é imediato. Então assim que o paciente chega ao hospital ele já é encaminhado para o profissional tomar as medidas necessárias.

A cor laranja significa que pode haver uma espera máxima de 10 minutos. Já o amarelo indica uma espera máxima de 60 minutos.

O paciente que recebe identificação da cor verde pode esperar cerca de 120 minutos para o seu atendimento, e o azul 240 minutos. Pacientes que possuam classificação verde ou azul podem ser atendidos em unidades básicas de saúde que sejam próximas a casa da pessoa.

Como se pensa a separação de cores?

A identificação visual é usada em todo mundo, não só no Brasil, pois ela ajuda bastante na organização do local. Mas você deve estar se perguntando como esse tipo de critério é feito?

Bom, há uma série de indicativos que são levados em conta na hora de determinar em qual grau o paciente será classificado. Como por exemplo:

  • Dores;
  • Sinais vitais;
  • Pressão;
  • Sintomas;
  • Dentre outros.

Qual a diferença de urgência e emergência?

Qual a diferença de urgência e emergênciaDentro das faixas de classificação há uma distinção que vai da emergência até o não urgente. Mas você sabe a diferença de emergência e urgência?

Muitas pessoas usam as duas palavras como sinônimos quando querem se referir a alguma coisa que tem que acontecer de forma imediata. Porém, dentro de um hospital essas duas palavras não são a mesma coisa.

Isso porque emergência se refere a toda situação que pode provocar risco para a vida da pessoa ou então sequelas permanentes. Por essa razão, devem ser atendidas imediatamente para que não haja complicações.

E a urgência se refere a todos os casos em que também se faz necessário um atendimento imediato, mas que o paciente não corre risco de vida, portanto, pode esperar.

Dentro da classificação de risco, o vermelho é emergência, enquanto o laranja e o amarelo são urgentes. O verde e o azul são as faixas mais tranquilas pois não apresentam risco nenhum.

O que entra dentro das classificações de emergência e urgência?

Podemos classificar como situação de emergência os seguintes acontecimentos:

  • Corte profundo;
  • Acidente de origem elétrica;
  • Picada ou mordida de animais peçonhentos;
  • Queimaduras;
  • Afogamentos;
  • Hemorragia (forte sangramento);
  • Infarto do miocárdio (dor forte no peito);
  • Dificuldade respiratória;
  • Derrames, perda de função e/ou dormência nos braços e pernas;
  • Inconsciência/desmaio;
  • Intoxicação por alimento ou medicamento;
  • Sangue no vômito, urina, fezes ou tosse;
  • Grave reação alérgica;
  • Febre alta permanente;
  • Convulsões, dores intensas no peito, abdômen, cabeça e outros;
  • Agressões físicas;
  • Acidentes de carro, moto, atropelamento e quedas.

Já as chamadas situações de urgência incluem então os seguintes acontecimentos:

  • Fraturas;
  • Luxações;
  • Torções;
  • Asma brônquica em crise;
  • Feridas lácero-contusas sem grandes hemorragias;
  • Transtornos psiquiátricos;
  • Dor abdominal de moderada intensidade;
  • Retenção urinária em pacientes idosos;
  • Febre maior que 38 graus há pelo menos 48h que melhora com antitérmicos; mas retorna antes de completarem-se 4h da tomada do antitérmico;
  • Mais de um episódio de vômito em até 12h.

Agora que você sabe a diferença, fica mais fácil identificar quando você passar por alguma situação ou sentir algum sintoma qual será sua provável classificação de risco.

Conclusão

Por fim, vimos aqui um pouco sobre o que é classificação de risco, como e por que ela acontece. Esse é um sistema usado em todo mundo para poder ter um critério de organização melhor ao atender os pacientes.

O hospital Santa Júlia, referência no atendimento ao público, segue as normas de classificação assim como qualquer outro hospital do país.

Portanto, lá você encontrará esse mesmo protocolo quando for se encaminhar para receber atendimento. Conte aqui se este conteúdo te ajudou e compartilhe-o com mais pessoas para que elas possam ficar inteiradas sobre esse sistema de classificação.