Fale Conosco

Cirurgia cardiovascular: 4 procedimentos realizados em Manaus

Quando o assunto é cirurgia cardiovascular é preciso que se tenha muito cuidado ao escolher o local que fará esse procedimento.

Quando o assunto é cirurgia cardiovascular é preciso que se tenha muito cuidado ao escolher o local que fará esse procedimento. Isso porque, é claro, essa é uma cirurgia delicada e que exige muito profissionalismo e conhecimento por parte de quem a realiza.

Por essa razão, é necessário fazer muitas pesquisas, tanto sobre como acontece essa cirurgia, como sobre a equipe, a estrutura do hospital, e outros assuntos que estejam ligados a essa situação.

Se você quer se informar melhor então a respeito do assunto, pois está precisando realizar o procedimento ou porque conhece alguém que precisa, continue lendo.

Quais são as cirurgias cardiovasculares?

Quais são as cirurgias cardiovasculares

O coração é um dos principais órgãos responsáveis por conceder vida aos seres humanos. Porém, nem sempre ele funciona tão bem quanto deveria.

Nesse caso, é preciso que uma intervenção cirúrgica aconteça para que o coração tenha um bom funcionamento e possa dar ao indivíduo uma qualidade de vida melhor.

Por se tratar de uma cirurgia feita em um lugar tão delicado e que mexe com a vida da pessoa não podendo ter nenhuma margem de erro, muitas dúvidas se instalam a respeito do assunto.

Sendo assim, vamos esclarecer aqui as principais cirurgias cardiovasculares e onde você pode fazer esses procedimentos de maneira segura.

1. Cirurgia de revascularização do miocárdio

Essa é uma cirurgia para revitalizar as artérias coronárias, responsáveis por levar sangue com oxigênio ao coração. Essas artérias podem adoecer, se estreitam ou até mesmo ficam completamente obstruídas por placas de ateroma.

Essas placas são gorduras, colesterol, coágulos e outras substâncias que foram acumulando. Dito isso, o paciente pode acabar tendo um infarto.

Para evitar que essa situação ocorra, a cirurgia tem como foco fazer uma ponte por cima do local que foi obstruído para que se possa ter uma melhora no fluxo de sangue e oxigenação.

Esse é um tipo de cirurgia considerada minimamente invasiva. O paciente fica 2 dias na CTI sendo monitorado e depois só lhe é administrado medicamentos para controlar a dor ou a pressão. O paciente fica cerca de 4 dias internado.

2. Correção do aneurisma da aorta

A aneurisma da aorta é uma dilatação que se localiza na parede do vaso sanguíneo. Pode ser desenvolvido em qualquer parte do corpo, mas costuma aparecer mais na parte da aorta-torácica. Esta é uma doença séria e, se houver rompimento, pode causar hemorragia interna.

Dependendo de como esteja a situação e se o aneurisma tiver crescido muito, a cirurgia convencional ou a endovascular podem ser realizadas. Este procedimento é considerado minimamente invasivo.

3. Implante de marcapasso

O coração de uma pessoa que bate lento ou irregularmente, precisa ser ajustado para que volte a funcionar normalmente. Isso porque a frequência cardíaca normal entrega ao corpo uma quantidade ideal de circulação sanguínea.

Portanto, o marcapasso é o aparelho que ajudará a regularizar esse processo através da inserção do mesmo por meio de uma incisão na clavícula. Por meio dessa incisão, os eletrodos são levados até o coração por dentro de veias que passam pelo ombro e se conectam ao órgão.

A cirurgia é minimamente invasiva, mas mesmo assim, precisa de muitos cuidados ao ser feita.

4. Cirurgia cardiovascular em doenças valvulares

As doenças valvulares causam grandes alterações e produzem várias disfunções que acabam provocando uma insuficiência cardíaca. Sendo assim, a equipe médica realiza uma série de exames para que se possa saber as condições do paciente e seu estado.

Através dos exames colhidos e dos resultados obtidos, dependendo das consequências que as doenças tiverem causado, a cirurgia se faz necessária para corrigir as sequelas geradas e impedir que novas aconteçam.

A cirurgia é um pouco mais invasiva e requer alguns cuidados especiais.

Onde fazer os procedimentos de cirurgia cardiovascular em Manaus?

Onde fazer os procedimentos de cirurgia cardiovascular em ManausAlém desses procedimentos, existem vários outros que tem como objetivo restabelecer a saúde do coração e promover uma qualidade de vida maior para o paciente.

Essas intervenções podem ocorrer tanto em adultos como em crianças e recém-nascidos, o que torna todo processo ainda mais delicado e tenso.

Por isso, contar com uma equipe e com um hospital de alta qualidade que tenha os equipamentos, ferramentas, estruturas e profissionais adequados para fazerem o atendimento é crucial para se obter um resultado positivo e uma recuperação satisfatória.

Antigamente, os pacientes da região de Manaus que precisavam de um tratamento mais intenso, tinham que se locomover para outros estados que contassem com uma estrutura adequada para a realização do procedimento.

No entanto, hoje em dia o Hospital Santa Júlia passou por reformas e agora conta com diversas equipes que incluem:

  • Cardiologia;
  • Pediatria;
  • Ginecologia e obstetrícia.

A área de cardiologia é exclusiva da unidade de pronto atendimento do hospital. Em Manaus, nenhum outro lugar oferece esse serviço. Recém nascidos que vieram ao mundo com algum problema no coração podem ser atendidos imediatamente pela equipe de cirurgiões.

A unidade é referência já em cirurgias cardíacas, neurocirurgias e cirurgia pediátrica. Então se você precisa de um local de referência para realizar alguma intervenção, pode contar com o Hospital Santa Júlia.

Além da unidade moderna, bem estruturada, com materiais de ponta, tecnologia nos processos e profissionais de referência, o local é o único que conta com tudo isso e pode garantir total eficiência em seu tratamento.

E claro, se você precisa de um hospital para tratar alguma patologia presente no coração, você vai querer optar pelo melhor sempre. Então não hesite em saber mais a respeito da unidade e marque já sua consulta.

Conclusão

Por fim, as intervenções de cirurgia cardiovascular são extremamente necessárias quando se identifica que é preciso realizá-las para manter a qualidade de vida de um paciente.

Nem sempre as patologias do coração precisam de métodos invasivos como uma cirurgia, que ainda que sejam pouco invasivas, geram um desconforto e é preciso que se tenha cuidado.

Por isso, contar com uma equipe e com uma estrutura que esteja preparada para lidar com esses procedimentos delicados é fundamental e no hospital Santa Júlia você pode encontrar isso.

Então entre em contato com a instituição de saúde e se informe mais a respeito dos serviços prestados.

Leia também: Os 42 principais sintomas da ansiedade e depressão| ATENÇÃO!