O QUE É ONA?

O Hospital Santa Júlia iniciou suas atividades em 1980 edesde o início teve como foco a humanização do atendimento médico e cuidado com os pacientes. Em 2014, foi recomendado pela empresa credenciada Fundação Carlos Alberto Vanzolini, a receber o certificado de Acreditação Nível 1 da ONA (Organização Nacional de Acreditação), confirmando o compromisso com a Segurança do Paciente em ser referência nacional em alta complexidade.

A ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO – ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente e melhoria dos processos.

Define-se Acreditação como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde.

O processo de acreditação é pautado por três princípios fundamentais:

1 É voluntário, feito por escolha da organização de saúde;

2 É periódico, com avaliação das organizações de saúde para certificação e durante o período de validade do certificado;

3 É reservado, ou seja, as informações coletadas em cada organização de saúde no processo de avaliação não são divulgadas.

O objetivo da ONA é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no País.

ONA é a abreviação para Organização Nacional de Acreditação, e também dá credito que determinado serviço na área da saúde desenvolve um processo de qualidade nos serviços e nos atendimentos prestados ao cliente.

Segundo o modelo brasileiro, um hospital pode ser certificado em três diferentes níveis de complexidade (ONA, 2014):

Nível 1 (Acreditação): caracterizado pela ênfase na segurança. Verifica o atendimento de requisitos formais, técnicos e de estrutura conforme a legislação correspondente. Enfatiza também a gestão de riscos adotada pelo hospital.

Nível 2 (Acreditação Plena): tem foco nos processos. Avalia a gerência dos processos e suas interações sistêmicas. Também pressupõe um sistema de medição de desempenho e ações de educação para melhoria desses processos.

Nível 3 (Acreditação com Excelência): tem foco nos resultados. Avalia a existência de políticas de melhoria contínua do desempenho organizacional a partir das medições internas e comparações externas. Neste nível, há evidências de maior maturidade na gestão hospitalar e uso estratégico das ações de melhoria.

O certificado de acreditado e acreditado pleno deve ser renovado a cada dois anos, e acreditado de excelência a cada 03 anos, o que ajuda a garantir um processo de controle de qualidade sobre os serviços que obtêm esse selo.O certificado é feito com caráter meramente educativo, visando somente a melhoria contínua desses serviços, e não presta conta ao município, ao estado ou ao governo federal que contam com seus próprios processos de vistoria e licenciamento.

A ONA é um certificado desenvolvido exclusivamente para garantir a qualidade dos serviços de saúde prestados para a população, com o objetivo de melhorar o atendimento e, consequentemente, a qualidade de vida de todos os cidadãos.

Certificar a qualidade do serviço de saúde é mais do que mostrar ao cliente que você se preocupa em prestar um atendimento de alto nível a ele. A ONA também ajuda as instituições de saúde a atuar com mais segurança nesse campo de atenção com a qualidade de vida da população, trazendo resultados visivelmente significativos para os pacientes.

A diminuição dos índices de erros assistenciais, mortalidade e tempo de espera no atendimento são alguns dos principais indicadores que podem ser melhorados com a implantação das exigências da ONA.

O Hospital Santa Julia é acreditado no Nível 1 da ONA, para receber essa acreditação é necessário padronização de processos, identificação de riscos, plano de objetivos e metas definidas.

O Hospital Santa Júlia está em busca de oferecer os melhores serviços para os seus pacientes e o certificado da ONA prova que esse esforço tem sido válido.